fbpx
PINK - Mulher com Propósito

Valorização

Publicado em 31/03/2022
Atualizado em 24/05/2022

Arte da Série Valorização

Valorização é o efeito de atribuir valor ou reconhecimento sobre algo ou alguém.

Então, pergunto: Quem já não se sentiu desvalorizado? Ou quem nunca supervalorizou algo ou alguém?  Eu certamente já. Várias vezes. 

Já valorizei pessoas que não me valorizaram e isso me causou dor. Mas, como aprendemos em outras séries, a dor é um agente auxiliador para o tratamento e a cura de uma ferida. O desafio é que a maioria de nós não queremos senti-la. Eu concordo que não é algo bom ou confortável. 

Mas, a dor aponta para um problema. Ela me diz que eu preciso parar e descobrir o que está acontecendo. De onde essa dor está vindo, porque e o que eu preciso fazer para curá-la; não somente medicá-la temporariamente. 

Valor X Preço

Muitas vezes, nós colocamos o valor e o preço no mesmo lado da balança quando, na verdade, precisam estar em lados opostos. Por quê? Porque preço é o que eu pago por algo, quer seja um objeto, coisa, experiência… Mas valor é o que um objeto, coisa, experiência ou pessoa tem para mim. 

Nem tudo que é caro é valoroso, mas tudo que tem valor custa caro! Porque nem sempre se pode dar preço às ações como um abraço, uma palavra certa no momento certo, uma oração feita em nosso favor, um sorriso, no perdão sem merecimento, na segunda chance. 

Uma festa de casamento ou de aniversário custa um certo preço quando pagamos pela comida, música, local, bebida, mas, nem sempre o preço pago vale a experiência vivida. 

Você já foi em um restaurante ou comprou uma roupa e pagou caro por isso, simplesmente para depois descobrir que realmente não valia o que você pagou?  Será que hoje você está pagando alto com a sua energia, atenção, dedicação, compromisso e tempo por algo que não tem valor? 

Precisamos lembrar que, mesmo que na maioria das vezes, preço e valor andam paralelos, eles não são a mesma coisa. Preço adicionam coisas para mim. Valor adicionam coisas em mim. 

Você já parou para fazer um inventário do que tem valor para você e qual é o seu valor? E como você chegou à essa conclusão? Eu quero encorajar você a fazer isso hoje.  Porque, como falamos no começo, sou eu que atribuo o valor. 

E se eu não sei o meu valor, a minha tendência será valorizar errado as coisas, circunstâncias e pessoas nessa jornada chamada vida, que eu experimento 24 horas todos os dias.

Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? Contudo, nenhum deles é esquecido por Deus. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!

Lucas 12:6-7 (Bíblia Sagrada)

Jordania Nargiz

Avatar
Sobre PINK

Leia também:

2 respostas para “Valorização”

  1. Avatar Alice Katharine disse:

    Como posso fazer parte do movimento Pink?

    • Avatar Andressa Moreira disse:

      Oi Alice de qual cidade você é ? podemos verificar onde tem um PINK mais próximo de você.
      um beijo e uma ótima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão voltar ao topo
PINK – Mulher com Propósito
Mesinha
MENU