Orgulho: Me Ajuda ou Atrapalha?

Claro que a resposta óbvia é: atrapalha. Tenho certeza de que foi isso que você pensou. Mas não seja rápida em decidir não querer ler este texto.

Eu tenho outra pergunta para você: se a resposta é óbvia, e você não precisa aprender mais sobre isso, então por que o orgulho tem lhe prejudicado em algumas áreas da vida e em seus relacionamentos? Por que você ainda tem comportamentos e/ou pensamentos orgulhosos?

É disso que vamos falar: o motivo pelo qual o orgulho nos atrapalha e como podemos vencer isso.

Vamos aos diferentes tipos básicos de orgulho?

Tipos de Orgulho: Nem todo orgulho é negativo

1. Usado positivamente:
Um sentimento de profunda satisfação ou prazer pelas próprias conquistas ou pelas conquistas de pessoas próximas; autoadmiração ou admiração acentuada por outros.

  • Exemplo: Sentir orgulho das conquistas ou avanços dos filhos.

2. Usado no sentido neutro:
Um senso razoável (não exagerado) de dignidade, amor-próprio ou autoestima.

  • Exemplo: Ter orgulho da forma discreta como você se comporta.

3. Usado no sentido negativo:
Uma crença excessiva na própria importância ou superioridade; arrogância ou presunção.

  • Exemplo: Quando o meu orgulho me impede de admitir quando estou errada.

Acho que podemos concordar que não temos problemas com os dois primeiros tipos de orgulho. Então, vamos direto ao terceiro, aquele que realmente parece nos atrapalhar.

O orgulho é mais do que um sentimento — é um comportamento que gera atitudes tóxicas, tanto para quem está sendo orgulhoso quanto para quem é “vítima” do orgulho do outro.

O comportamento orgulhoso pode nos dar uma sensação momentânea de “vencedor”, mas o tempo vai revelar que esse sentimento é, na realidade, de superioridade — bem como de raiva ou dor.

E, quando eu me permito olhar e agir como superior a outro ser humano, eu reproduzo, na criação, o mesmo comportamento que Lúcifer teve em relação a Deus.

O Orgulho Que Deus Resiste

A Bíblia diz que todos fomos criados à imagem de Deus. Ele não criou uns menos e outros mais parecidos com Ele. Ele nos criou para que todos se parecessem com Ele. Existe o elemento da igualdade perante Deus, que está enraizado em amor.

O orgulho é algo tão tóxico que é resistido pelo próprio Deus:

“Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes.”
(Bíblia, 1 Pedro 5:5)

Quando estamos agindo com orgulho, ou sendo o alvo do orgulho de outra pessoa, a primeira coisa que precisamos fazer é posicionar o nosso coração em humildade — porque essa é a posição oposta ao orgulho.

Para isso, podemos sempre nos fazer uma pergunta-chave: qual é a pior coisa que pode acontecer se eu me posicionar com humildade?

E a Bíblia tem essa resposta:

“Pois os que se exaltam serão humilhados, e os que se humilham serão exaltados.”
(Mateus 23:12)

Agora, precisamos aprender como fazer isso sem cruzar a linha entre se humilhar e se deixar ser abusada e/ou desrespeitada.

Por isso, você precisa vir ao nosso Encontro PINK! Vamos aprender juntas a caminhar nessa linha de equilíbrio.

Nos vemos lá, sua linda!

Facebook
WhatsApp
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

PINK - Mulher com Propósito
Política de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.