Temperamento é um presente
Eu me lembro que tinha por volta de 24 anos de idade quando meu temperamento se tornou algo muito visível para mim, não em uma forma positiva. Até então eu nunca tinha parado para pensar no lado fraco do meu temperamento, ou em temperamento como um todo.
Eu sempre fui uma pessoa comunicativa, entusiasta, positiva, solucionadora de problemas, com uma opinião formada sobre quase tudo (a última é algo que quase todas nós vivemos nos nossos vinte e tantos anos – haha!). E todas essas características eram vistas como positivas durante minha infância, na maioria das vezes. Até que a vida adulta chegou com todas as suas regras e o conviver com pessoas de temperamentos opostos colocou um foco de luz na parte fraca ou ainda “verde” do meu temperamento.
Por imaturidade de ambas as partes, e às vezes maldade e insegurança da outra parte, eu fui camuflando meu temperamento, e por anos eu desejei ser aquela pessoa docinha e amável que parecia nunca ter problemas e ser amada por todas as pessoas ao redor dela. Você conhece alguém assim? Talvez a imagem dessa pessoa apareceu na sua mente quando você leu a descrição acima. Mas será que estamos vendo corretamente? Será que a lente que usamos está nos dando uma visão real de tal pessoa?
Quando vemos uma criança forte, determinada, comunicativa e decidida, geralmente vemos essa criança como uma líder. Nós a elogiamos e quando essas características ultrapassam as linhas ao ponto de danificar nosso vizinho, nós não dizemos para essa criança “você precisa ser insegura, tímida e indecisa”. Não! nós ensinamos essa criança a respeitar os limites das outras crianças e a encorajamos a trabalharem juntas. Isso acontece com todos os outros temperamentos.
Por que será que mudamos tanto a forma de ver uns aos outros e quando experimentamos “o cruzar da linha”, nossa tendência é construir um muro e criar separação?
Nosso temperamento é um presente que nos foi dado. Não é algo que temos o poder de mudar. Nós nascemos com ele por uma razão.
Talvez você como eu, já desejou ter nascido com um temperamento diferente, e talvez você já tentou mudar seu temperamento, apenas para descobrir que você não vai suceder nisso, pois parte do meu e do seu sucesso, é aceitar o presente de ter o temperamento que você tem.
Esta Série é um convite para você parar um pouco e aprender sobre seu temperamento e o temperamento das pessoas ao seu redor, que provavelmente têm temperamentos opostos ao seu.
“Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”(Provérbios 16:32)
Bíblia
Jordania Nargiz
Deixe um comentário