A manipulação é a alteração de uma verdade em benefício próprio, o que pode ter teor financeiro, social, emocional, religioso, familiar, político etc.
O manipulador sempre almeja algo: poder, influência, vantagem, controle e satisfação pessoal são alguns exemplos. Sejamos sinceras: quem de nós já não desejou tais coisas? Diante dessa confissão, é importante lançar luz sobre elas para que possamos superá-las.
Quando se é uma pessoa que vez ou outra age de modo manipulador, há sempre o perigo de cruzar a linha inadvertidamente e tornar-se manipulador crônico. Isso porque decerto seguiremos convencidas de que a manipulação só acontece de vez em quando, então, “não tem problema”.
Dado que a manipulação implica uma parcela de verdade, nós nos agarramos a essa porção verdadeira, pois, no fundo, sabemos que a manipulação nos aprisiona em nosso íntimo.
A sensação de não podermos nos mover ou de termos movimentos limitados nos põe em contato com um certo tipo de morte interior – a morte de quem de fato somos.
Essa sensação é uma consequência de havermos sido criados em liberdade e para a liberdade.
Por que nos deixamos manipular? Por que nem sempre percebemos que estamos sendo usadas? A pessoa que sofre manipulação nunca experimentou amor verdadeiro ou bondade legítima. Por haver relação de confiança, existe certa vulnerabilidade. Daí, é um passo para o manipulador fazer que a pessoa acredite no que ele faz ou alega.
Quem é alvo de manipulação acredita num suposto amor ou numa pretensa bondade, ainda que essas coisas lhes sejam sufocantes, impedindo-a de se expressar livremente. Também pode acontecer de, havendo alguma possibilidade de expressão, esta sempre se molda aos interesses do manipulador.
Todos estamos sujeitos a sofrer manipulação, o que não significa que devamos acostumar-nos com isso. Se você está sempre mudando sua opinião e suas vontades para se conformar às ideias e aos anseios de outra pessoa, é bem possível que você esteja sendo manipulada e, por tabela, controlada.
Saiba mais sobre este tema no livro: “Você não está sozinha” – Adquira aqui
Em meu coração existe um desejo de que esta série sobre perdão faça você aprender a tomar passos práticos em direção ao perdão e experimentar a liberdade!
Fique à vontade para compartilhar esses textos. Esse é o seu espaço!