Em meu coração existe um desejo de que esta série sobre perdão faça você aprender a tomar passos práticos em direção ao perdão e experimentar a liberdade!
Fique à vontade para compartilhar esses textos. Esse é o seu espaço!
Será um tempo cheio de perdão para cada uma de vocês!
Pedir perdão é admitir que a outra pessoa esteja certa e eu errada?
Vamos estabelecer algo nesse começo de nossa Série sobre o que é perdoar. Por mais que você diga: “Eu não tenho problema nenhum em perdoar” (eu ouço muito isso) a verdade é que perdoar de verdade não é fácil.
A Wikipedia define perdão dessa forma: um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. Eu adicionaria a essa definição que é também um processo prático de escolha.
Uma das maiores razões que eu encontro nas pessoas em terem dificuldade de perdoar a si mesmas ou outra pessoa, é que por alguma razão acreditamos que quando perdoamos nós estamos direta ou indiretamente dizendo: “Você está certa e eu errada” ou “O que você fez foi certo e eu que estou errada”.
E queremos estar certas, queremos ter razão, principalmente quando realmente temos, quando não é nossa culpa e sim da outra pessoa.
Então quero dizer algo para todas vocês: perdoar não é dizer que você está errada e a outra pessoa certa. Não é dizer que o que fizeram ou falaram de você é certo. Não!
Perdoar é poder olhar para alguém (mesmo que não face a face) ou para uma situação e dizer: “Você está errada, o que você fez foi errado e horrível. Me machucou muito. Você não tinha o direito de fazer isso comigo ou de me falar aquelas coisas. Você foi muito maldoso (a) comigo e me magoou muito, e mesmo assim eu escolho te perdoar”. Isso é libertador!
Perdão não é concedido a quem merece. É um presente que damos a quem não merece, pois recebemos sem merecimento também.
Hoje vá à frente de um espelho, olhe para você mesma ou entre no seu quarto e fale isso em voz alta, acrescentando o nome da pessoa que você vai escolher perdoar. Você experimentará algo tremendo.
Vamos aprender a tomar passos em direção ao perdão!
Jordania Nargiz
Deixe um comentário