Você já ouviu aquele ditado que fala “todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer”? Transição é mais ou menos isso. Todos nós vamos passar por momentos ou estações de transição, mas por melhor que ela seja, é sempre um desafio.
Existem vários tipos. Algumas são boas e outras ruins. Como por exemplo o casamento. É uma transição boa. Resultado de um período de descobertas e investimento em outra pessoa. É aquela decisão que nos leva a “mudar de vida para melhor”. Assim também é o divórcio. Só que do lado ruim ou pelo menos difícil. Porque mesmo quando é necessário, ainda vem com a realidade de que um sonho morreu.
Poderíamos listar incontáveis situações. Mas o ponto aqui, é entendermos que as transições irão acontecer e que, mesmo as boas, vão requerer investimento e adaptação da nossa parte, porque transição é mudar.
Todos nós queremos, mas não gostamos de mudanças. Nós apreciamos o previsível e esperado, e a mudança nos põe em uma posição de vulnerabilidade, às vezes interna e externa. E isso é desconfortável.
Um dos principais aspectos a ser aprendido é que:
– Transição faz parte da vida e pode trazer desconforto;
– Não se perca na transição porque ela não é o seu destino, mesmo que às vezes pareça.
A Bíblia diz que:
Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam à Deus e são chamados de acordo com o seu propósito.
Romanos 8:28
Tem muito a ser esmiuçado aqui, mas eu gostaria de chamar a sua atenção para as palavras “todas as coisas”. Deus não deixou nada de fora. Talvez a ‘sua coisa’ seja um divórcio, o nascimento de um filho, um novo emprego, um diagnóstico médico desfavorável ou outra transição que você acabou de começar ou já está passando.
O importante é você saber que ‘essa coisa’, tão grande e difícil que parece ser no momento, não é maior que Deus ou o propósito que Ele tem para você.
E o propósito vai ser sempre para te fazer melhor!
Mesmo acreditando nisso é difícil enxergar e podemos pensar: como a ‘minha coisa’ vai cooperar para o meu bem?
A transição é como uma ponte. Algumas passamos sem nem pensar ou nos preocupar. Outras, não temos certeza se vamos conseguir atravessar por nos fazer sentir sem confiança e estabilidade.
Nesta situação, o medo pode narrar o que vai acontecer do outro lado da ponte e nos convencer que ela vai quebrar, que nunca chegaremos à terra plana e que tudo vai acabar.
Você está caminhando nessa ponte fraca e que balança muito? Se sente com medo e sozinha?
Eu entendo você! Não é fácil continuar tomando os passos. Mas vamos colocar nossos olhos na promessa de que Aquele que é forte está caminhando conosco.
Nós não estamos sozinhas nessa ponte. E quando sentirmos a instabilidade dela, vamos fechar os olhos e abrir os ouvidos, porque Ele está falando,
De maneira alguma te deixarei, nunca, jamais te abandonarei
Hebreus 13:5
Você precisa estar preparada para as transições, porque elas virão. E entender qual é a ‘sua coisa’ e como ela vai cooperar para o seu bem!
Por isso, convidamos você a se equipar conosco no Encontro PINK. Te esperamos lá!
Deixe um comentário