Quando pensamos em “Plantar” x “Enterrar”, talvez nossa reação seja: “claro que estamos plantando!”. Mas a verdade é que, às vezes, estamos enterrando coisas em nós e em nossas vidas, e pensamos que estamos plantando. Isso é meio fácil de se fazer porque, a princípio, as duas ações são bem parecidas.
Sabe aquela história de que parece ser, mas, não é? Então, isso acontece com bem mais frequência do que paramos para observar.
Tanto plantar como enterrar requerem:
- Cavar um buraco;
- Depositar o item a ser plantado ou enterrado;
- Cobrir com terra.
A maior diferença entre os dois é a expectativa. No plantar, a expectativa é de vida. No enterrar, a expectativa é de morte.
Outra grande diferença é que, quando plantamos algo, a expectativa é que a colheita seja maior do que o plantio. Já no enterrar é esperado que desapareça o que foi plantado.
São tantas diferenças… Mas eu gostaria de listar mais uma aqui: o fato de que, tanto no plantar como no enterrar, nós deixamos uma semente na terra (sonho, projeto, desejo) e voltamos para os nossos afazeres. Porém, quando plantamos, temos também a expectativa de voltar para cultivar, arar, regar a terra. Fertilizá-la. Já quando enterramos… temos o desejo de não retornar àquele lugar.
Faça uma pausa aqui e pense em uma área da sua vida que você não está satisfeita e pergunte para si mesma: você está plantando ou enterrando nessa área?
A Bíblia diz que Deus nos plantou com a expectativa de nos ver florescer:
“[Eu e você somos] como árvore PLANTADA à beira de águas correntes: Dá fruto NO TEMPO CERTO e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera! (Salmos 1:3)
Talvez você tenha enterrado uma promessa de Deus para sua vida porque achou impossível que ela realmente vivesse. E talvez você tenha falado para si mesma que não estava enterrando, mas, sim, plantando. Afinal, os primeiros passos são meio que semelhantes nas duas ações. Às vezes, é mais fácil contar para nós mesmas uma mentira – que é uma meia verdade – do que a verdade em si.
A boa notícia é que há poder em nosso Deus. Ele não nos chama para termos fé do tamanho de uma árvore, mas do tamanho de uma semente. E para provar que Ele é Deus sozinho, Ele faz aquela coisinha bem pequena se tornar uma árvore gigante e forte! Porque uns plantam, outros regam, mas o Senhor que dá o crescimento!
Hoje Ele está chamando você para PLANTAR e CRESCER!!!
Love you, girls!
Jordania
Deixe um comentário