Todo mundo sabe o que é, já foi vítima ou está sendo vítima. Fala-se de como a fofoca é algo ruim. De como “eles” fofocam, mas ninguém vira a lente para si, e voluntariamente fala: – Eu fofoquei! É sempre “eles fofocaram”.
Fofoca – informação espalhada sobre o comportamento, acontecimento e/ou vida pessoal de outra pessoa.
Fofocar – Ato de espalhar uma história que não é sua, com o intuito de denegrir a imagem de tal pessoa, com ou sem intenção.
Também o ato de compartilhar parte de uma história ou experiência sua, com o intuito de manipular outros a formarem uma opinião sobre alguém de acordo com a sua visão ou percepção, que geralmente é resultado de uma dor, ofensa, ou inveja experimentada.
Temos tanto para falar sobre isso! Eu diria que na maioria das vezes a vitimização ou o falso senso de justiça precede a fofoca. Primeiro eu me sinto vítima de uma situação e me vitimizo na minha comunicação para comover/manipular outros a participarem da minha fofoca. Ou eu apresento a fofoca vestida de justiça; “Eu só estou falando isso pra você, porque eu achei muito injusto o jeito como a Solange tratou a Marta”. Já participou de uma conversa que começou assim? Ou você já iniciou uma conversa dessa forma?
Fofoca não é só falar. Em outras palavras, não é só quem fala que é o fofoqueiro. Quem ouve, também é fofoqueiro! Eu sei, eu sei, você está chocada com essa descoberta. Porque você nunca pensou dessa forma, ou talvez nunca quis pensar dessa forma.
A realidade é que para a fofoca tomar forma, o cenário necessário requer 2 ou mais pessoas. Se só o fofoqueiro falar, sem ter ninguém para ouvir, a fofoca não pode acontecer. Ela não toma forma.
É tipo um avião que está procurando lugar para aterrizar. Se não tiver lugar para pouso, provavelmente vai cai e se auto-destruir.
“Se alguém se considera religioso, mas não refreia a sua língua, engana-se a si mesmo. Sua religião não tem valor algum!” Bíblia, Tiago 1:26
Eu sei que algumas de vocês estão lendo esse texto e uma luz está brilhando nessa parte escura da sua vida, mas você se sente derrotada, porque já tentou vencer isso e não conseguiu, ou você conhece alguém que tem problemas nessa área e você quer ajudar mas não sabe como.
No encontro de sábado vamos aprender como derrotar esse verme que tem causado tanta destruição.
Uma verdade a se considerar:
“Quem fofoca com você. Vai fofocar de você.”
Seja livre e se torne uma agente de libertação na vida de pessoas que te rodeiam.
Love you PINK Girl!
Deixe um comentário