Negociar é trocar algo que é seu por algo que outra pessoa tem, acreditando que é para seu próprio benefício. É um jogo de valores: eu troco algo que eu tenho por algo que eu quero!
Quando negociamos, fazemos um levantamento do que temos e dizendo que o que possuímos tem menos valor (para nós) do que o que não temos (o do outro). Assim, procuramos chegar ao acordo, na troca, em que conseguimos algo que acreditamos ser bom para nós e convencemos o outro de que o que temos também é bom para ele.
Negociar em si não é algo ruim. Mas uma má negociação pode nos levar a falência.
E quando negociamos a nossa vida? Sim, negociamos a nossa vida ou partes dela todos os dias! Sabe, quando não vamos para a academia e comemos aquela donut ou pastel bem gostoso…. Bem, estamos negociando uma porção pequena da nossa saúde.
E a nossa consciência? Jacó negociou a consciência dele quando roubou o direito de primogenitura do irmão (Gênesis 27 – Bíblia). Em algum momento ele negociou com os pensamentos dele de que isso seria algo bom.
Quantas de nós estamos fazendo isso no nosso dia a dia?
– Para você que é solteira: Não negocie seu direito e promessa de ter um casamento santo. Não se renda ao cansaço e ao desânimo. É MUITO triste estar casada e estar sozinha. É melhor estar solteira e estar sozinha.
– Para você que é casada: Não negocie um relacionamento de comunhão no “mesmo nível” com o seu esposo. Não se acomode com aquela coisa de “Ele me deixa fazer tudo que eu quero. Ele não me impede de nada”. Isso não é comunhão. Isso é permissão.
Vamos aos passos práticos para não negociarmos o nosso valor ou o valor do que temos?
– Faça uma avaliação de quem você é à luz de quem a criou. Quem estabelece o valor de algo é quem criou.
– Decida que você não vai diminuir o seu valor só porque alguém não tem condições de bancar o que você merece.
– Não se autossabote em meio ao desespero. Quando você estabelece valores antes das crises, você não se abalará quando elas acontecerem.
– Quando você negocia consigo mesmo, você perde não apenas valor, mas integridade com você mesma
“Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado”. – Tiago 4:17 (Bíblia)
Não negocie o que você sabe que é certo por algo que você quer que seja certo!
Falaremos mais sobre isso em nosso Encontro PINK, te espero lá!
Deixe um comentário