Toda vez que eu penso em ritmo, imediatamente eu penso em música. Porém, ritmo vai muito além da música e tem um papel importante em nossa vida.
Nós usamos muitas expressões que revelam isso, mas poucos de nós paramos para pensar sobre qual é o ritmo da nossa vida.
Usamos expressões do tipo:
“Se você continuar nesse ritmo, vai se machucar.”
“Se as coisas continuarem nesse ritmo, não sei onde tudo vai parar.”
“Esse ritmo que estou vivendo não está me fazendo bem.”
“O ritmo que eu tenho agora é muito melhor.”
“Eu encontrei o ritmo certo para mim.”
Ritmo: definição e aplicações
Nós usamos a palavra ritmo para expressar sentimentos, estações da vida, experiências e até alertas. Fazemos isso porque a vida é um sistema em movimento e o ritmo descreve esse movimento de forma clara. Você já tinha parado para pensar nisso?
Ritmo é uma sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares.
Todos nós temos um ritmo em nossa vida, quer nós saibamos, prestemos atenção ou não.
Sabendo disso, cabe a mim e a você descobrirmos qual é o nosso ritmo, para podermos ser aquele instrumento que adiciona de forma harmônica e poderosa na sinfonia da vida.
Tudo tem um ritmo. O meu coração, o sol que nasce a cada manhã, os rios que viajam para o mar, o vento que sopra, a concepção e o nascimento da vida… Acho que você está entendendo o ponto.
Propósito no ritmo
Quando tudo começou para mim e para você, nós estávamos sincronizados com o ritmo da vida. Nove meses para nossa formação e desenvolvimento e os anos que se seguem após, até chegarmos a fase adulta. Alguns de nós perdemos o “tempo” e parece que saltamos de um ritmo para outro sem sabermos qual a próxima nota a ser tocada.
Ritmos são poderosos e padronizados, assim como o ritmo da concepção da vida.
É também no ritmo do crescimento, casamento, crescimento profissional e em todas as novas “estrofes” que vamos experimentar algo diferente, para fazer sentido e promover harmonia.
Talvez você esteja lendo isso e pensando: “Mas a minha vida está uma bagunça e eu não consigo ouvir qual ritmo está sendo emitido.” Isso acontece com a grande maioria, então seja você a pessoa que vai parar e descobrir que ritmo sua vida tem.
Eu te garanto que a melodia que você está vivendo vai começar a fazer sentido.
Comece fazendo as seguintes perguntas para você mesma:
- O que tem sido repetitivo nos meus dias?
- Como isso tem me afetado?
Quer saber mais? Vamos juntas descobrir o nosso ritmo e ecoar um som que irá fazer sentido com a vida que vivemos.
A vida que não é examinada não vale a pena ser vivida.
Sócrates
Jordania Nargiz.
Deixe um comentário