fbpx
PINK - Mulher com Propósito

Iniciativa

Publicado em 20/08/2020
Atualizado em 10/04/2024

Quantas ideias você já teve e até fez planos, mas nunca concretizou nada? 

Todos nós temos essas experiências ao longo da nossa vida. Nós pensamos em algo e às vezes até chegamos ao ponto de montarmos um plano de como tal coisa aconteceria ou funcionaria, mas poucos de nós vemos nosso plano funcionar, ou como dizemos – o plano não deu certo. Mas por que será que não deu certo?

Uma parte de nós não colocou a ideia ou até mesmo o plano em ação, que morreu no âmbito do planejamento. Sabe aquela reunião que participamos que é super produtiva com vários post-its coloridos, ou enquetes e gráficos bem organizados que nos informam todos os dados, ou mesmo uma simples lista de alvos que queremos alcançar para a semana?  Quem já não teve ou tem esses alvos?  Quase todos nós, se não todos nós, em algum momento da nossa semana, mês ou no famoso janeiro de cada ano, começamos cheios de alvos, mas sem iniciativa.

Nós gostamos da ideia de pensar que temos uma ideia e um plano. Mas a verdade é que se não tivermos iniciativa que coloque tais ideias e planos em ação e movimento, eles nunca vão passar de papeizinhos coloridos ou gráficos impressionantes, ou até conversas inspiradoras.

Qual o método mais usado para tomarmos iniciativa? 

De acordo com a Dra. Tali Sharot, professora de Neurociência Cognitiva da Universidade de Psicologia de Londres, o método mais utilizado para gerar iniciativa é o medo. 

Quando nós queremos perder peso, por exemplo, pensamos que se não perdermos peso vamos ser gordos, ou se não nos alimentarmos direito vamos contrair diabetes.  Ou ainda a mãe que quer que o filho limpe seu quarto: “Se esse quarto não estiver limpo daqui a 1 hora, eu vou tirar o seu telefone por uma semana” (eu estou tentando sair desse grupo – rs).

Nós usamos o medo como mecanismos para estimular nos outros ou em nós uma iniciativa. Mas será que essa é a forma mais efetiva?  Vamos discutir isso no nosso encontro PINK com aplicações práticas de como podemos ter um dia a dia de iniciativa.

Todos nós temos comportamentos que gostaríamos ou precisamos mudar, mas por que não tomamos a iniciativa em mudar se temos o conhecimento e desejo?  Esses não são elementos fortes para gerar mudanças? Sim, são, mas a receita para mudança requer um outro ingrediente que sem ele é impossível mudar: iniciativa.

Iniciativa é como um músculo. Quanto mais você exercita, mais forte e visível fica.

Um dos bloqueios para tomarmos iniciativa é que pensamos da seguinte forma: Eu tive uma ideia e agora eu quero tirar um tempo para fazer ou elaborar um plano sobre tal ideia.

 Quando eu elaboro um plano, eu quero tirar um tempo para decidir a melhor forma de executar o plano.  E na maioria das vezes, nos perdemos no tempo, ou muito tempo já passou e estamos desmotivados para tomar alguma iniciativa por medo de fracassar, ou preguiça de todo trabalho envolvido para execução do plano.

Você já se sentiu assim? Já subiu nessa roda gigante que está cheia de luz, tem música tocando, vai te levar em uma altura onde você vai ver a vida de uma outra perspectiva, mas agora a altura está causando um medinho e ficar só rodando em círculo é cansativo e improdutivo?  Já teve ideia, desejo, depois um plano e depois não deu em nada? está na hora de sair dessa roda gigante!

Iniciativa é mais do que pensar, sonhar, imaginar ou até mesmo planejar. Neemias, o copeiro do Rei Artaxerxes, tem uma história de iniciativa que levou esse simples homem a se tornar extraordinário, pois usou o método certo para tomar iniciativas, que mudou não apenas a vida dele, mas de uma nação inteira. Esse é o poder da iniciativa – o poder de mudança! (Livro de Neemias – Bíblia).

Eu quero convidar você para participar do nosso Encontro PINK e aprender qual a forma efetiva em gerar em você e nas pessoas ao seu redor a iniciativa!

 

Jordania Nargiz
Sobre Jordania Nargiz

Jordania Nargiz é brasileira, seguidora de Jesus, advogada, casada e mãe de dois filhos, idealizadora do PINK - Mulher com Propósito (PINK Women With a Purpose). Siga-a também no Instagram @jordanianargiz e visite seu site oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão voltar ao topo
PINK – Mulher com Propósito
Mesinha
MENU